sexta-feira, 3 de abril de 2009

Duas ou três coisas sobre a Helena de cinco meses




A Helena fez cinco meses e para comemorar a mamãe vai fazer um apanhado geral sobre a vida da pequena.

Como já foi dito em posts anteriores, a Helena gosta do Tião e gosta de frutinhas. Mas vale ressaltar que ela gosta bem mais de água do que das frutinhas, tanto que quando é dado frutas à pequena intercala-se as colheradas com água. E pra tirar a mamadeira dela é preciso sagacidade para engatar a próxima colherada antes que ela perceba.

A Helena de cinco meses aprendeu a chupar o dedo certo. Algumas vezes tem alguns escorregões, mas na grande maioria ela chupa sim o polegar. Acima a mamãe colocou um vídeo feito muito antes dos cinco meses. Na primeira vez que Helena chupou o dedo certo. Como pode-se observar, na ocasião ela ainda apresentava dificuldades, deixando a mão aberta e batendo os dedinhos no olho. Agora ela já fecha a mãozinha pra chupar o dedo :D

A pequena tem um sorriso peculiar no qual projeta a língua para fora da boca. Nas fotos anteriores dá pra perceber bem isso. Mas ela tem ainda uma outra mania. A de colocar a língua para fora fazendo uma curvinha voltada pra cima com a pontinha da língua.

Tratando-se ainda de manias faciais, a pequena está aprendendo a fazer caretas, mas a mamãe ainda não conseguiu registrar nenhuma das facetas porque a sempre qua a mamãe pega a máquina a espertinha para de fazê-las. Humpf!

A Helena gosta e sempre gostou bastante de tomar banho. Ultimamente ela vem desenvolvendo a habilidade de dar banho na mamãe enquanto a mamãe dá banho nela, assim, tipo uma troca. Ah! Mas a Helena não gosta de água fria, hein?! De jeito nenhum!

A pequena ainda faz questão de demostrar quando está impaciente. Ela coça bastante os olhos e passa a mão no rosto repetidas vezes para deixar bem claro que está prestes a passar para a próxima fase. A fase seguinte é a de chamar a atenção. Usualmente Helena tosse quando quer chamar a atenção. Quase sempre é uma única tosse. Alguém a olha, sorri e pronto, já passou. De uns tempos pra cá isso já não tem sido o bastante. Existe uma nova modalidade de chamar atenção. Essa modalidade tem nome. Chama-se GRITO. O grito pode ser utilizando depois de coçar os olhos e tossir ou simplesmente quando ela bem entender. Mas não se desanimem, existem os gritos de felicidade também. Que a Helena utiliza para exaltar a sua alegria em momentos com ou sem cosquinhas. Cócegas!!! A Helena tem em várias lugares. Na barriga, embaixo do braço, nas pernocas, nos pés, no pescoço e até nas mãos.

Ufa! Muita coisa já, né?! Mas já está acabando. Vem a parte do sono e depois vamos dormir. A pequena desenvolveu sozinha uma técnica de auto-nino. Quando está com muito sono começa a fazer uma barulho. Um único barulho loooongo. Tipo um grande "nhé" (nhéééé) mas não é alto. É bem baixinho, só pra fazer ninar mesmo.Sem musiquinha, sem historinha, só um gemidinho. Dorimu! Foi pro berço a mamãe vai cobri-la. Mas os braços têm que ficar de fora do cobertor, ok? Mesmo que a Helena esteja dormindo ela tira lentamente os bracinhos para fora. Por isso, à noite a mamãe sempre veste roupinhas de mangas compridas na Helena.

E quando acorda, a pequena sempre sorri. E mesmo que a mamãe esteja cansada e com sono, nunca resiste ao sorriso dela.