sexta-feira, 20 de julho de 2012

Na rua

Ontem e a Helena fomos atá a quadra do final da rua gastar uma caixa de giz em criatividade. Fizemos vários desenhos, pulamos amarelinha, caracol, e, "só com isso", já nos divertimos á beça (há, inclusive, fotos que documentam). Depois que já tínhamos riscado bastante, um grupo de crianças chegou à quadra com uma bola de futebol. Até perguntei se eles não queriam que nós saíssemos para que eles pudessem jogar na quadra toda, mas eles, ainda tímidos, falaram que se contentavam com metade do "campo". Depois da Helena ir, por muitas vezes assistir eles bem de pertinho, desviando de várias boladas, um deles chegou até mim e disse: - Vocês querem jogar com a gente? Vocês, no caso, era eu e a Helena, que, é claro, topamos de prontidão. Eu fui escalada para ficar no gol, para o azar do meu time. A Helena era um misto de café-com-leite com obstáculo do gramado. Ela se contentava em correr de um lado pro outro e, vez ou outra falava com a caixa de giz na mão: - Agora vamos brincar de desenhar mais um pouco? Esse pedido dela foi atendido depois de algum tempo. Quando falei que ia deixar meu posto de goleira pra desenhar com a Helena, ela convidou todos pra desenharem. Rolou até competição de desenho, depois todos na amarelinha. Todos riram e se divertiram às pampas. Brincar na rua é uma das coisas que, a meu ver, nos deixa mais rico.